26 junho 2010

Estado [SP] faz exigências para implantar VLT

Trecho de linha ferroviária paralela à Av. Francisco Glicério,
próximo ao cruzamento com o Canal 2, em Santos. Nestre trecho,
tanto a recente ciclovia quanto os antigos trilhos serão substituídos
pela autovia da Av. Francisco Glicério, por onde passará,
bem no centro, os trilhos do VLT.

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ESTADO FAZ EXIGÊNCIA PARA IMPLANTAR VLT
Governo condiciona concorrência à cessão de áreas em Santos e São Vicente

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O Governo do Estado condicionou ontem (19JUN2010) a concorrência pública internacional para escolher o consórcio que vai integrar o Sistema Integrado Metropolitano (SIM) de transportes de Veículos Leves sobre Trilho (VLT) à cessão oficial das áreas em Santos e São Vicente onde serão assentados os trilhos.
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Em São Vicente, a área a ser utilizada é ocupada pelos trilhos do antigo ramal da Sorocabana, já pertencente ao Estado de São Paulo, estando sob administração da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).
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Em Santos, segundo o porefeito João Paulo Papa, a cessão está em fase adiantada. A Câmara autorizou na última semana um convênio de troca de áreas públicas na Av. Francisco Glicério com as pertencentes ao Estado, por onde passam os antigos trilhos, no trecho entre as proximidades do Canal 1 e a Rua Oswaldo Cruz.
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Tr Trecho da Av. Cons. Nébias com Av. Francisco Glicério, por onde passam os
trilhos de trem que serão retirados para colocar autovia substituindo a própria
Francisco Glicério, que por sua vez, abrigará os trilhos do VLT em Santos.
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Projetada pela Prefeitura, a reurbanização da Francisco Glicério vai facilitar a implantação do futuro projeto VLT, no canteiro central.
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]A troca permitirá a substituição da pista Ponta da Praia-José Menino pela faixa onde hoje estão os trilhos da malha ferroviária. Neste trecho, o VLT circularia no canteiro central da avenida, enquanto os carros passariam a usar a área onde está a linha férrea a ser removida.
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DETALHES:
  • A EMTU prevê a interação física e tarifária entre o VLT e os ônibus municipais e intermunicipais.
  • Empresa diz que pretende manter os valores das passagens.
  • Primeira fase terá 11 quilômetros de extensão.
  • Custo é de R$ 408 milhões.
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Segundo o prefeito, o próximo passo será mandar projeto de lei à Câmara para estabelecer a política tarifária desse sistema, que terá integração com os ônibus das linhas regulares.
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O SIM vai incluir ônibus urbanos e Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). Interligará Santos e São Vicente. A primeira fase (entre a Ponte A Tribuna, em São Vicente, e o Macuco, no Porto de Santos - 10 Km) está orçada em R$ 408 milhões.
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As etapas subsequentes preveem a integração dos trechos entre a Avenida Conselheiro Nébias e Ponta da Praia; Terminal Porto ou Terminal Valongo e Ponte dos Barreiros ao Terminal Tatico, em Praia Grande.
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Cada composição será capaz de transportar até 356 passageiros. Com 2,40 metros de largura e 40 de comprimento, poderá atingir a velocidade de 60 km por hora em vias segregadas e 30 km por hora em travessas de ruas e avenidas. Com o SIM, 15 das 30 linhas intermunicipais de ônibus serão suprimidas. A outra metade terá itinerários reduzidos.
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A Empresa Metropolitana de Transportes Públicos (EMTU) prevê que haja uma interação física e tarifária entre o VLT e os ônibus municipais e intermunicipais. De acordo com essa empresa, o objetivo é manter os atuais valores das passagens.
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O Sistema Integrado Metropolitano é uma parceria público-privada, pelo qual o Estado concede à iniciativa privada a autorização para implantar um serviço remunerando-se mediante a uma cobrança de tarifas. O modelo de Parceria Público Privada (PPP) será decidido após apresentação ao Conselho Gestor das PPP's.
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Fonte: Jornal "A Tribuna" de Santos (20/JUN/2010, p. A-3)

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