14 novembro 2009

Protógenes diz que será demitido na 2ª e vai recorrer

-
O delegado Protógenes Queiroz, que comandou a Operação Satiagraha, afirmou ontem que será demitido pela Polícia Federal (PF) na segunda-feira, por ato administrativo. Ele também afirmou que vai recorrer à Justiça para se manter no cargo. Ontem, a PF suspendeu por 60 dias o delegado pela participação em comícios políticos, medida decisiva no processo de expulsão do ex-chefe da Operação Satiagraha. De acordo com a assessoria do órgão, agora, caberá ao ministro da Justiça, Tarso genro, avaliar e confirmar uma eventual pena de expulsão do delegado da corporação.
-
Segundo Protógenes, a decisão sobre sua demissão será publicada no Diário Oficial da União e no boletim interno da corporação. "É um ato indigno, uma injustiça, que atenta contra a democracia. Vou buscar reparação na Justiça. É um dano não só contra o Protógenes, mas contra a democracia", afirmou o delegado, que participou do 12º Congresso do PCdoB, em São Paulo.
-
De acordo com o delegado, o vídeo no qual a PF se baseou para abrir um procedimento administrativo contra ele, durante um comício em Poços de Caldas (MG), é uma "montagem já constatada em perícia". "É uma prova imprestável", afirmou. No vídeo, ele aparece demonstrando apoio a um candidato a prefeito da cidade mineira.
-
No entanto, o delegado disse que não se surpreendeu com a decisão e que vem sendo constrangido, há meses, por meio de intimações do comando da PF, geralmente entregues momentos antes de ele participar de palestras pelo País. Sem citar o nome do diretor-geral da corporação, Luis Fernando Corrêa, ele afirmou que sua demissão foi "orquestrada" pela cúpula da PF. Protógenes afirmou ter sido comunicado da demissão por um colega da PF que não quis se identificar.
-
Jornal A Tribuna
07NOV2009
-

Nenhum comentário:

Postar um comentário