23 agosto 2008

Eletronuclear e CNEN apresentam a Lula projeto para solução dos dejetos nucleares


ANGRA DOS REIS: "ÁREA DE RISCO"

O presidente da Eletronuclear, Othon Luiz Pinheiro da Silva, e da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), Odair Dias Gonçalves, apresentaram na última segunda-feira (18/08/2008) ao presidente Lula o projeto de armazenamento definitivo dos dejetos das usinas nucleares brasileiras. Esta era a principal exigência do Instituto Brasileiro do meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para a concessão da Licença de Instalação da unsina de Angra 3.

De acordo com assessores que acompanharam a reunião, a proposta teve boa aceitação dos participantes. O presidente Lula deu um prazo de 60 dias para o Comitê de Desenvolvimento do Programa Nuclear Brasileiro, órgão coordenado pela ministra Dilma Rousseff, apresentar o projeto final.

Segundo a Agência Brasil, o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, pediu mais detalhes técnicos sobre a proposta de destinação dos rejeitos, apresentada pelo presidente da Eletronuclear. De acordo com Othon, o projeto garante a segurança do lixo nuclear por mais de 500 anos.

O programa do governo federal para a área de geração de energia nuclear prevê ainda a continuidade do processo de enriquecimento de urânio no país e a construção de submarinos nucleares, apontado pelo ministro da Defesa, Nelson Jobim, como um importante instrumento para a proteção das reservas de petróleo do pré-sal.

Participaram também da reunião os ministros Guido Mantega (Fazenda), Edison Lobão (Minas e Energia), Rainhold Stephanee (Agricultura), Miguel Jorge (Desenvolvimento), Mangabeira Unger (Planejamento Estratégico) e o presidente da Empresa de Política Estratégica (EPE), Murício Tomalsquim.

Jornal “Hora do Povo” – Ano XVIII, nº2.694 – 20 e 21AGO2008, p.03

Nenhum comentário:

Postar um comentário