23 agosto 2008

Brasil rechaça inspeção britânica nos aeroportos

“Não é possível que haja oficiais ingleses nos aeroportos brasileiros fiscalizando cidadãos brasileiros”, afirmou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, rejeitando a pretensão do governo britânico de colocar agentes em aeroportos brasileiros para controlar a imigração. O presidente classificou a medida como uma ingerência externa na autonomia nacional.

Em Assunção, no Paraguai, onde se encontrava na última sexta-feira (15/08/08) para assistir a posse do presidente Fernando Lugo, Lula também criticou a possibilidade da exigência de visto de entrada, mencionada em nota divulgada pela embaixada do Reino Unido no Brasil. “Se estabelecermos esta política de visto, será um retrocesso na relação entre os dois países”, ressaltou.

Na nota, distribuída na sexta-feira, a embaixada britânica informou que o governo do país está considerando a possibilidade de introdução de registro de visto para 11 nações, incluindo o Brasil. Além da exigência de visto, a representação diplomática disse que a medida pode incluir o envio de um oficial de ligação britânica para esses países, que atuariam junto a agências de turismo, companhias aéreas e agências nacionais de imigração nos aeroportos.

Segundo o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, a proposta de enviar os oficiais de ligação “não pode ser aceita”. “O poder de polícia é um exercício soberano e exclusivo de cada país”, declarou, destacando que “nada impede a cooperação, como temos com a Espanha, uma troca de experi~encia, mas não é aceitável ter um inspetor”.

Sobre a exigência de visto aos brasileiros, o chanceler lembrou que o Brasil teria de aceitar, mas que aplicaria a reciprocidade em relação aos cidadãos britânicos que viajam ao país.

Jornal “Hora do Povo” – Ano XVIII - 21 e 22AGO2008, p.3

Nenhum comentário:

Postar um comentário