26 julho 2008

SERRA EM SÃO VICENTE

São Vicente ganha ETEC no 2º semestre

O governador José Serra visitou nesta quinta-feira, 21, em São Vicente, o prédio que abrigará as futuras instalações da primeira Escola Técnica (Etec) da cidade. “Hoje, esse espaço é usado pela Direção Regional da Educação (DIR), mas vai voltar a ser o que era originalmente, uma escola”, disse em discurso o governador, ao lado da presidente do Centro Paula Souza, Laura Laganá.

Ele fazia referência ao “Grupão”, o prédio da antiga Escola Estadual Zina de Castro Bicudo, inaugurado em 1893. “Este é um prédio histórico e deve ser uma escola para sempre”, disse o prefeito de São Vicente, Tércio Augusto Garcia Júnior. “Graças à sensibilidade do governador, pudemos oferecer um outro prédio para abrigar a DIR”, completou o prefeito.

Início das aulas
O Centro Paula Souza vai dar a largada para o início das aulas da Etec no antigo Grupão no começo do segundo semestre deste ano, quando serão oferecidos os cursos técnicos de Edificações e Informática. Serão 160 vagas, sendo 80 para cada curso, divididas em dois turnos. Metade dos alunos estudará no período vespertino e a outra, no período noturno.

Quando estiver em pleno funcionamento, o prédio terá capacidade para abrigar cerca de 1.000 alunos, entre Ensino Médio e Ensino Técnico, sob responsabilidade do Centro Paula Souza, adiantou o governador. A previsão é de que as aulas do Ensino Médio comecem a partir do primeiro semestre de 2009.

Expansão das Etecs
O governador ressaltou que a nova unidade de São Vicente faz parte de uma grande expansão do ensino técnico em São Paulo. com a intenção de para garantir melhores empregos para os jovens. Ele lembrou que a Baixada Santista já dispõe de seis escolas técnicas (Guarujá, Itanhaém, Mongaguá, Praia Grande e Santos, que conta com duas) e serão mais três: em São Vicente, Cubatão e Santos. “Vão ser escolas com especialidades voltadas para as necessidades de desenvolvimento da região, discutidas com a prefeitura e a comunidade”, lembrou Serra.

A unidade de Santos estará voltada à atividade portuária. Serão três cursos técnicos: operações portuárias, estruturas navais e logística de armazenagem, transporte e distribuição. A previsão de inauguração da Etec de Santos está marcada para o mês de agosto deste ano.

A Etec de Cubação começou a funcionar no dia 11 deste mês como classe descentralizada (extensão da Etec Dona Escolástica Rosa, de Santos). A unidade teve processo seletivo para o preenchimento de 280 vagas. A Etec oferece ensino médio (120 vagas de manhã) e dois cursos técnicos: meio ambiente (80 vagas em dois períodos) e logística (80 vagas em dois períodos).

VLT
Serra aproveitou a visita à Baixada Santista para destacar a implantação do VLT (veículo leve sobre trilhos), um meio de transporte público movido por eletricidade. O projeto prevê a construção de 11 quilômetros de trilhos entre Santos e São Vicente.

“Vi no exterior como eles são, é uma espécie de bonde, cabem até duzentas pessoas, são muito confortáveis e vão resolver um grande problema de transporte entre os dois municípios”, contou Serra, informando que a implantação do VLT “é um projeto prioritário para o Estado” e que a Secretaria Estadual dos Transportes Metropolitanos está trabalhando aceleradamente para viabilizar o projeto.

Para encerrar, o governador citou outras medidas para a cidade já em andamento: a liberação de R$ 4,8 milhões para a construção de um teatro municipal, além de recursos para a pavimentação de 70 mil metros quadrados de ruas. Ao se despedir, o governador ainda lembrou do programa Onda Limpa, a maior iniciativa de saneamento básico na história da Baixada Santista, em plena atividade.

DISPONÍVEL EM http://www.saopaulo.sp.gov.br/sis/lenoticia.php?id=92406
Portal do Governo do Estado de São Paulo - extraído em 28FEV2008

Nenhum comentário:

Postar um comentário