29 setembro 2012

Por que votar no candidato BILI para prefeito de São Vicente/SP em 2012?




O Bili é um pernambucano radicado em São Vicente na infância. Viveu na área continental e trabalhou na cidade desde cedo. Com isso, não tardou a se tornar um dos mais votados vereadores de São Vicente que, por 20 anos, pelo PSB do Ciro Gomes e da família Márcio França (ex-prefeito de São Vicente, ex-deputado federal, Secretário de Turismo nomeado para este governo Alkimin/PSDB, e que, depois de lançar seu sucessor à Prefeitura, Tércio Garcia por 2 mandatos e transformando seu jovem filho Caio em vereador, agora o lança também à Prefeitura), Bili foi também Secretário Municipal de Ação Social e Emprego por alguns meses.

Esta situação parece não ter sido produtiva, ou talvez, uma jogada política muito bem pensada: “Bili deixa a Secretaria; deixa o PSB e se filia ao PP dos turcos e se lança candidato à Prefeitura”.

Conversando com um seu cabo eleitoral há um mês, homem do interior de São Paulo, casado, advogado, de descendência japonesa, kardecista e ecumênico, defende Bili como uma alternativa viável para gerar renda (proposta de um parque industrial sustentável na nossa área continental) e, ao mesmo tempo, neutralizar as forças alinhadas ao tucanato paulista que na cidade está expressa pela família Márcio França e suas secretarias dominadas por cargos de confiança.

Sabemos todos que a cidade está dominada, que é um verdadeiro feudo ou curral eleitoral. A família Márcio França, natural da cidade, prevalece e convence o pobre e deseducado eleitorado vicentino que, na sua maioria, enche as praças da cidade com sub-empregos, quando não desistem e se somam a uma enorme gama de desocupados que perambulam pedindo esmola ou dormem pelas calçadas do centro e dos bairros.

Para neutralizar a oposição da situação, o PSB (que de socialista, hoje, não tem nada) conseguiu criar uma coligação para essas eleições que inclui PT e PTB, entre outros... Mas o Bili??? Do PP do Maluf???

Parece não nos haver alternativa. Se queremos dar novos rumos à cidade, precisamos arriscar no Bili, com todo o radical e possivelmente intolerante petencostismo que o acompanha, filiado, de última hora, ao PP do Maluf.

Convém lembrar que, em 2012, quando lecionei no Humaitá (área continental da cidade), conseguia contar, no trajeto de ônibus naquele bairro, pelo menos, de 15 a 17 igrejas evangélicas. Não vejo mal nisso, pois a liberdade religiosa num Estado laico nos é garantida desde a Revolução Francesa, além do lado social nitidamente positivo da ação dessas igrejas em bairros periféricos de risco.

A questão que mais preocupa, é o avanço de uma possível intolerância tacanha, quando uma bancada evangélica de nível federal, sugere o “direito à cura do homossexualismo pelo SUS”; ou mesmo, quando nosso legislativo municipal, a mesma representação evangélica (que incluía o Bili à época), votou contra a instalação de uma estátua de Iemanjá na orla da nossa praia.

O já referido cabo eleitoral garantiu que “não seria possível compor uma equipe municipal de administração só com evangélicos. Que na realidade – e ele se diz prova disso – o que prevalece é uma diversidade de fato”.

Vou de Bili com todos os possíveis riscos político-ideológicos apresentados aqui, mas penso que seja, no momento, o melhor para mudar os rumos da história da cidade.

Não preciso acreditar piamente num cabo eleitoral que convence no argumento. É preciso que fique claro de que é a população que legitima o poder de seus representantes e que, se porventura essa equipe pisar na bola, garantimos que o jogo pode ficar bem feio.

Voto no Bili nesta eleição de 2012 e espero que todos nós ganhemos com isso. Mas que ele não esqueça que estamos de olho, e que se virar bagunça, se não houver respeito, nós é que daremos um jeito de mandá-lo para o olho da rua.


Santos, 29 de setembro de 2012.

Prof. Paulo Sergio Teixeira





Link para refletir sobre a dinastia Márcio França:

http://campodeassuncao.blogspot.com.br/2008/12/fim-do-eiarima-d-pra-acreditar.html#links

Página oficial do Bili 11. Tire suas conclusões:

http://www.bili11.com.br/


Nenhum comentário:

Postar um comentário