16 julho 2010

Qual é o objetivo???

Escola usa McDonald's e Coca em apostila
Mãe reclama de material didático que utiliza
logomarcas em atividade para o ensino infantil

-
TALITA BEDINELLIN
-
Na reunião de pais que encerrou o 1º semestre do ano, Adriana, 31, surpreendeu- se com um dos trabalhos feitos em sala de aula pela filha Diana, 4, em uma escola da zona oeste de SP, com mensalidade superior a R$ 1.000.
-
A menina fez uma colagem em que devia associar três figuras -uma de crianças uniformizadas, outra em que elas aparecem comendo e uma terceira, de uma lata de refrigerante -com logotipos do colégio Objetivo, do McDonald's e da Coca-Cola.
-
A atividade foi proposta em uma apostila da rede Objetivo, usada em 12 escolas do grupo e em outras conveniadas (a rede não soube dizer quantas são no total).
-
A atividade desagradou pais de alunos, como Adriana. Ela afirma que não leva a filha à lanchonete, nem oferece refrigerantes à menina. A atividade, diz, incentivou o consumo desses alimentos, que não são saudáveis. Educadores e psicólogos ouvidos pela Folha concordam. "Achei um absurdo. Quero que minha filha saiba o que é bom e o que é ruim [para a saúde]. Esperava que a escola mostrasse o certo", diz Adriana (nome fictício).
-
Ela diz que procurou a direção e ouviu que as marcas usadas nos exercícios estão presentes no cotidiano das crianças. "Disseram que eu não tinha como deixar minha filha em uma redoma. "Regina de Assis, professora aposentada da Faculdade de Educação da Uerj (Universidade Estadual do Rio de Janeiro), discorda da posição adotada pela escola. Segundo ela, a associação de símbolos que fazem parte do cotidiano da criança é importante para auxiliar a alfabetização. "Mas o professor não pode ser indutor de consumo. Por que não usar a imagem de uma salada de frutas, por exemplo? Vai ensinar a criança a ler do mesmo jeito", diz a educadora.
-
Laís Fontenelle, coordenadora da área de educação do instituto Alana, ONG que atua na defesa dos direitos das crianças, diz que os estudantes veem as mensagens passadas pela escola como certas. "Se ela vê refrigerantes e uma lanchonete, acha que isso é bom porque a professora, que é um exemplo para ela, está dizendo", diz.
-
-

Rede defende o exercício, mas pode retirá-lo
-
A coordenadora pedagógica do Objetivo Márcia Carvalhinha afirma que as aposti las onde há o exercício de colagem com os símbolos do McDonald's e da Coca-Cola são usadas há pelo menos cinco anos, sem reclamação de pais. Mas ela diz que a rede pode retirar a atividade. Segundo ela, a intenção do material não é induzir o consumo dos alimentos, mas utilizar símbolos que sejam "próximos das crianças". "Os produtos estão no mundo. Por mais que a criança não consuma, ela vê a simbologia."
-
A coordenadora diz ainda que o exercício tem o objetivo de familiarizar as crianças com os códigos da linguagem. "A criança vai entendendo que a alfabetização é representada por uma simbologia. Como faz a associação do logo do Objetivo com a escola, ela vai associar um desenho da letra "a" ao som e ao que a ela representa na escrita."
-
"A atividade não tem nenhuma conotação com a questão da alimentação. Como foi colocado [o logo da] Coca-cola e do McDonald's, poderia ser o da marca de automóvel, de um brinquedo que as crianças conheçam". Ela diz que o Objetivo incentiva a alimentação saudável e que as cantinas da sua rede não vendem frituras ou refrigerantes.
-
Folha de S.Paulo, 16 jul. 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário