01 setembro 2009

Pré-sal, novo marco econômico para Cubatão


Perspectivas são grandes para o município, também na indústria naval
-
"Além da movimentação e do refino dos combustíveis, e dos próprios recursos derivados da exploração da camada pré-sal, Cubatão deve crescer também no fornecimento de equipamentos de apoio, notadamente a indústria naval. O município apresenta condições excepcionais de localização e insumos para o desenvolvimento da construção e reforma de embarcações de apoio à exploração offshore", afirmou a prefeita de Cubatão, Marcia Rosa de Mendonça Silva, que acompanhou nesta segunda-feira (31/8) em Brasília o lançamento do marco regulatório do petróleo.
-
Mesmo sem as definições relativas à partilha dos recursos obtidos pelos municípios próximos às áreas de exploração da Bacia de Santos, a prefeita se disse bastante otimista, lembrando que ainda recentemente, durante visita à Refinaria Presidente Bernardes Cubatão, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva já havia lembrado a luta para que fossem feitas no Brasil as plataformas de exploração petrolífera, entendendo ainda que a região merece a instalação de estaleiros, pela sua importância econômica e logística.
-
Na mesma visita, em 12 de maio, o presidente havia prometido atender, no marco regulatório agora lançado, a um apelo da prefeita cubatense, definindo que uma parte dos lucros com a exploração da camada pré-sal fosse empregada para solucionar dois problemas não resolvidos no século XX.
-
"É para cuidar da educação e combater a miséria no país", disse Lula então, completando: "A Petrobrás é uma empresa brasileira, onde o governo tem ações e poder de decidir questões estratégicas. Não temos que pensar apenas no valor unitário de uma plataforma, mas também na distribuição de renda, na obtenção de conhecimento tecnológico, no aumento do consumo interno. É com orgulho que posso dizer: nós vencemos essa parada", pois o Brasil já está construindo embarcações de diversos portes, reaquecendo as atividades da indústria naval.
-
Para a prefeita, Cubatão reúne as condições ideais de espaço, localização e infra-estrutura industrial para a instalação de um complexo industrial naval, já que grande parte do aço empregado pelos estaleiros brasileiros sai em chapas produzidas em Cubatão, e ter estaleiros ao lado da siderúrgica reduziria o custo desse material, que geralmente é dos mais significativos numa embarcação. Além disso, esse parque industrial teria acesso direto ao mar, ao principal porto brasileiro de carga geral (Santos), situando-se ainda no centro da área de exploração representada pela Baía de Santos, o que facilita igualmente a realização de reparos.
-
Para Cubatão, as perspectivas são muito auspiciosas, não apenas pela potencialidade do crescimento, gerando uma nova era de desenvolvimento para a região, mas principalmente pelo grande potencial de criação de novos empregos, diretamente ou nos empreendimentos complementares, resgatando assim uma dívida que o Brasil tem para com a comunidade que apoiou o surgimento do pólo industrial que transformou o país.
-
Texto: Carlos Pimentel Mendes – 31/AGO/2009
Deptº Imprensa – Pref. Municipal de Cubatão

Nenhum comentário:

Postar um comentário